domingo, 27 de fevereiro de 2011

Vanilla Sky e a dúvida cética

Sugestão de filme para trabalhar a dúvida cética.  

Título Original: Vanilla Sky 
Tempo: 137 
Ano de Lançamento: 2002 
Elenco: PENELOPE CRUZ , TOM CRUISE & KURT RUSSELL e CAMERON DIAZ 
Direção: CAMERON CROWE 
Recomendação: 12 anos


Engano, estar enganado implica em não saber que se está sendo enganado. E com isso, como poderemos nos assegurar de nossa realidade? E se tudo isso, que entendemos por realidade, for uma grande ilusão. Frente a esse argumento, ou jamais o saberemos, ou um dia, quem sebe, descobrimos a verdade – sem garantia de certeza. A dúvida cética é, entre outras coisas, um tanto curiosa. E para os que estão dando seus primeiros passos na filosofia – já que não é exigido tanto rigor – pode fazer parte de uma discussão muito atraente.
O filme “Vanilla Sky” é Baseado no roteiro "Abra Los Ojos", que deu origem ao filme espanhol "Preso na Escuridão", o filme foi gravado com algumas alterações, alterações essas, que favorecem a proposta de indicação a esse filme, pois o torna mai simples e direcionado ao que nos interessa. “Vanilla Sky” é sem dúvida uma boa ferramenta para trabalhar esse tema, pois nos atira nesse jogo de pensamento. A trama não segue uma linha cronológica convencional, e para alguns pode ser um pouco confuso. Mas ainda assim é muito pertinente. Cabe ao professor assistir, e avaliar se vale a pena bolar uma atividade. Só peço que não subestimem seus alunos, pois por subestimá-los os privamos de muitas oportunidades.


Sinopse

Jovem, bonito e rico, o poderoso editor David Aames pode ter tudo que seu coração deseja. Mesmo assim, sua vida encantada parece incompleta. Uma noite, ele conhece a mulher de seus sonhos e acredita que achou a peça que faltava. Porém, um fatal encontro com uma amante ciumenta põe o mundo de David fora de controle, deixando sequelas que acompanham toda trama do filme.


(Postado por Erick Costa)

0 comentários:

Facebook Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha | Adapted by Demetryus